Você está em: ARTISTAS
Andru Donalds
O jamaicano Andru Donalds fez sucesso mundial na década de 90 com a música ‘Mishale’, que vendeu milhões de cópias. Hoje ele é produtor e empresta sua voz para muitas canções do grupo Enigma.
A música sempre esteve presente na vida de Donalds, desde muito cedo. Seu pai professor de psicologia e teologia, trabalhou em Nova York e Londres, e o presenteava com discos dos Beatles, o que proporcionou sua primeira incursão ao mundo do rock and roll e pop. Ainda garoto, Andru começou a cantar num coral de meninos e tinha aulas de música clássica em Londres. O pai fazia votos de que o filho seguisse a carreira acadêmica, mas, ele decidiu sair de casa para ser músico e passou uma temporada na Holanda e na França. Mas, o tempo foi passando e nada de sua carreira decolar. Sem trabalho, estava quase desistindo quando o produtor Eric Foster-White, (que foi empresário de Whitney Houston e Britney Spears), lhe ofereceu um contrato.
O resultado foi a estréia em 1995 do que viria a ser um sucesso mundial, o álbum Andru Donalds. Tendo como carro chefe, ‘Mishale’. Com ela e através dela, Andru saboreou o sucesso por um bom tempo, nos Estados Unidos e Europa. Na parada americana, a canção alcançou o quarto lugar. Depois de tamanho impacto, Donalds, levou mais três anos para lançar o segundo álbum, Damned if I Don’t, de 1998, com um som mais maduro e pessoal, na tentativa de diferenciar o novo trabalho do primeiro álbum.
Assim que o segundo disco foi lançado, Donalds foi procurado pelo empresário Michael Cretu, da banda Enigma, que trabalha com música eletrônica e étnica, criando atmosferas e ambientes diferentes a cada canção. Cretu lhe propôs uma parceria num disco inteiro do grupo. Andru aceitou e o encontro selou uma empreitada pra lá de bem sucedida para ambos. Para compor o novo e inusitado trabalho Andru, compartilhou das pesquisas musicais de Cretu, conheceu novos sons e ouviu músicas do Paquistão, Marrocos, àndia, e de muitos outros paàses. Segundo Donalds, isso abriu outras possibilidades de usar sua voz.
Em 1999, depois de muita pesquisa, estudos e ambientação com os novos tipos de sonoridades Andru finalmente cedeu seus vocais para o álbum do Enigma, The Screen Behind the Mirror. Michael Cretu, participou do disco como produtor, compositor e também cantor. A música de Andru foi muito influenciada por trabalho no Enigma, devido à variedade de estilos musicais explorados pelo grupo.
O terceiro disco de Donalds, Snowin ‘Under My Skin, foi lançado em 1999, com um sucesso que valeu um disco de platina. Out of Love foi seu quarto trabalho e não fez muito estardalhaço. Já Let’s Talk About It, lançado em 2001 também produzido por Cretu, trouxe, como Andru perfere, músicas bem diferentes do disco anterior, novos ritmos com a mistura habitual, pop, afro, rock e até dance.
O novo disco do cantor, produzido por Eric Foster White, tem lançamento internacional previsto para os primeiros meses de 2006, intitulado Andru Donalds V, tem influências de vários estilos musicais e promete agradar aos fãs do cantor.
Deixe um comentário